Por Jonas Bernitt, AFEdemy, Academy on Age-Friendly Environments in Europe B. V.
Foram realizados três pequenos workshops online com 2 ou 3 inquiridos cada um. Tal como nas entrevistas no início do projeto, experiências reais foram usadas para melhorar a interação do jogo, as personagens e as suas perspetivas. Um total de quatro pessoas negras e três judeus participaram nos workshops da AFEdemy.
Foi-lhes pedido que analisassem as situações de discriminação, os processos de conversação e os elementos iniciais de design de cenas de jogo posteriores para garantir a sua compreensão e realismo. As conclusões e recomendações das rondas de workshops já concluídas foram também discutidas com os participantes, para que as ideias recolhidas fossem avaliadas diretamente por outras pessoas interessadas.
Através desta abordagem, podem ser recolhidas sugestões importantes para melhorar a experiência do jogo e o fator de aprendizagem. A maioria dos comentários referiu a clara compreensão da sequência das cenas e dos diálogos das situações de discriminação representadas. Em relação às conclusões dos workshops de todos os outros parceiros d SDD, as cenas de jogo serão agora revistas novamente para torná-las o mais realistas possível.